13 de junho de 2009

Vergonha de ser brasileira


No dia 10 de Junho, fui à Santa Casa... Saímos cedinho de Franco da rocha, o Jé, a Ana e eu enfrentando o trem super lotado das 6:00 da manhã. A nossa expectativa era grande. Era o grande dia!!! Consulta com o ortopedista, estava tudo certo para marcar a cirurgia, único tratamento que me dá esperança de me livrar de tanta dor e recuperar ao menos parte dos movimentos que estão reduzidos. Bem, já sabíamos muita coisa favorável a marcação da data: Todos os exames ok, liberação da reumatologia e da anestesista, laudos indicando a cirurgia, avaliação do Dr. Nelson (chefe da ortopedia da Santa Casa) constatando que a cirurgia é necessária... Mas, com toda minha experiência com o sitema público de saúde e a Santa Casa de SP, eu não poderia estar certa que saíria de lá naquele dia com a data marcada, ou pelo menos prevista. Depois de longos 60 minutos de viagem de trem em horário de maior fluxo de pessoas (vulgo lotado), e mais 3 longas horas na sala de espera, com a Ana chorando e irritada no meu colo, o médico me chamou para a consulta. Ele verificou os exames cuidadosamente, ouviu a opinião da dra. Paula, que é da reumatologia e foi discutir o caso com o dr. Nelson, chefe. Passaram alguns minutos discuntindo com outros médicos da equipe e voltou com cara de desapontado. Me disse que não ia marcar nenhuma data agora, mas que iria me colocar numa lista de prioridades dele. Isso não garante que marcarão logo a data, apenas que ele fará todo possível para que seja o quanto antes. Fiquei arrasada, todo essa situação me cansa fisica e emocionalmente. Principalmente por causa da Ana. Enquanto não conseguir fazer esse tratamento e melhorar ao menos um pouco as dores e os movimentos, ela sofre. Tanto porque em casa não tenho condições de cuidar dela como precisa, quanto pelo desgaste que ela é submetida cada vez que vamos à Santa Casa, pois ela ainda não superou os traumas dos tempos de cirurgias e internações o que a deixa muito assustada cada vez entra em um hospital ou ver algum médico perto. Não temos como evitar que ela passe por isso, pois o Jefferson tem que me levar e não temos com quem deixá-la em casa. Depois de dois dias péssima, sem saber o que fazer diante dessa situação. Pensei em não fazer mais nada, esperar até que a Santa Casa me chame, que acabe a carência do meu plano de saúde, desistir de tudo... Mas olho a Ana e vejo o quanto ela depende de mim, o quanto quero melhorar logo pra aproveitar a infância junto com ela e resolvi não desistir, apesar do desânimo e pessimismo. Irei o quanto antes procurar um advogado seja na defensoria pública, seja de outra forma e entrar com ação judicial, o que já deveria ter feito desde que foi indicada a cirurgia. Farei o mesmo em relação o INSS, que desde o inicio do ano vem me negando o auxilio doença, alegando que não é constatada incapacidade para o trabalho. ABSURDO. Tenho vergonha de ser brasileira, enguanto a população sofre com o caos na saúde, educação e moradia pública, o governo dá milhoões a banqueiros e empresários através do BNDES para que estes continuem tendo lucros altíssimos mesmo diante do uma crise econômica mundial. Além de tirar verba dessas àreas e da previdência para emprestar para o FMI continuar bancando os ricos do mundo. Esses são os motivos pelos quais o INSS nega benefício para todo mundo. O qie sobra, os peritos usam para beneficiar parentes e amigos em troca de favores.

Um comentário:

  1. Minha querida amiga virtual, tenha fé e certeza que dará certo. Tudo tem seu tempo. Sei que é fácil falar quando estamos fora do problema e entendo perfeitamente o que é uma criança com trauma de hospital, já que nossos filhos são cardiopatas e sou diabética insulino dependente e já estive várias vezes internada, inclusive em coma. Meu filho fica estressado, mas faz parte do grande aprendizado que é a vida....Alguma razão tem, né???
    Mas, entra na justiça sim, corra atrás dos seus direitos. Eu fiz isso com relação a medicamentos, aparelho de glicemia capilar, bomba de infusão e recebo tudo pelo estado, é lógico, que atrasa, às vezes, mas foi uma grande ajuda na minha vida. Bjs carinhosos e que Jesus sempre proteja sua linda família. Ge

    ResponderExcluir