8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

 
Passei  semana toda pensando em alguma coisa sobre o dia Internacional da Mulher, mas a inspiração nao veio. 
Pensei em escrever sobre a história desse dia, falar que a data surgiu em 1910, quando na Segunda Conferência Internacional de Mulheres, na Dinamarca, a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs um Dia Internacional da Mulher para lembrar a luta das trabalhadoras do mundo por melhores condições de vida e trabalho... Mas ficou didático demais!!!

Depois pensei em escrever sobre as conquistas das mulheres. Aí surge na minha mente: Trabalho na indústria, voto, leis, licença maternidade... Muita coisa, deixa quieto!!!

Pensei em falar sobre a situação atual: As mulheres somam 50% da população mundial e 41% da população economicamente ativa, a situação das trabalhadoras no mundo é de barbárie. Dados do Unicef e da Unesco revelam que dos cerca de um bilhão de analfabetos existentes, dois terços são mulheres. Dos mais pobres do mundo, 70% são mulheres. Ainda segundo o Unicef, 25% das mulheres latino-americanas já sofreram algum tipo de violência em casa e em via de regra, a mulher é reponsável pela criação e educação dos filhos (ai dela se algo sair errado ou do controle)... Muitos dados, cansa ler e desanima!!!

Nem tudo é comemoração: As mulheres ainda são tratadas como mão de obra barata e objetos sexuais. São comparadas a marcas de cervejas, são ofendidas em letras de músicas e programas de TV, nas ruas, no trabalho, em escolas e universidades... Aqui veio várias idéias na mente, o tema é amplo!!!

E se falasse sobre o corpo da mulher: O mito da fragilidade feminina, que a impera na sociedade. A falta de conhecimento do próprio corpo, o que leva a muitas mulheres nunca terem tido um orgasmo. A questão da fertilidade, as ligaduras de trompas sem conhecimento ou autorização da mulher. A questão do aborto... Nossa vi que tem tabu e polêmica demais!!!
 
Já que não consegui elaborar nada... Ficam aí alguns pontos para reflexão!

Um comentário:

  1. Nossa mari, você falou muito!Por incrível que pareça ainda temos muito que lutar, só estamos no começo, e a luta é grande! E infelizmente grande parte dessas mulheres não podem ou não querem ver...

    ResponderExcluir