22 de março de 2010

Pelo direito de aprender e ensinar: Professores em greve.

                                       

Greve dos Professores de SP: Pelo Direito de Aprender e Ensinar!

Sexta-feira, 19 de Março da 2009. Cansada dos filmes e episódios dos repetidos do Universal Chanel, decido dá uma olhada nos Canais da tv aberta. Em poucos minutos me cansei das futilidades que me deparei diante da mais popular emissora de tv, até a que tem a ''fama'' de alternativa. Aliás, quanto mais popular, mais fútil!

O assunto em uma delas me chamou a atenção: GREVE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SP. O apresentador do jornal informava que de acordo com a secretaria da educação do estado, 1% da categoria estava em greve. Logo pensei: ''que mentira''. Acostumada participar de greves da categoria, acho difícil manter paralisação com apenas 1%de adesão!

Estranhamente o jornal não mostrou imagens da assembléia que havia acontecido há pouca horas na Avenida Paulista. Continuei a procura de mais notícias a respeito da manifestação naquele dia.

Mais de 23 canais e nada. Parei em um programa que chamam de ''dedicado às mulheres''. Alguém ensinava uma receita de não sei o que recheado com pimentão. Confesso que não gosto de cozinhar, logo o assunto não prende minha atenção. Nas letrinhas em baixo estava escrito: ''Em seguida aprenda como tirar manchas de tecidos''. Definitivamente esse programa parece mais dedicado a meu marido que a mim. Aposto que ele ia gostar das duas dicas, já que adora cozinhar e apesar de não acontecer com freqüência, vez ou outra mancha um das nossas roupas ao lavá-las.

Como nada de útil tinha encontrado na minha busca, resolvi brincar com o controle remoto: Passei em todos os canais novamente, desde o último até o primeiro. Entre tantas coisas bizarras, uma me fez ao menos rir: O convite era para assistir uma sessão de lipoaspiração. Até que seria normal, se a sessão não fosse espiritual...

Em outro canal, também destinado ao público feminino. Mais uma pausa para reflexão: Na pauta do programa apenas receitas de culinária, moda, dietas, dicas para casa e FOFOCA. Quer bosta! Nada sobre saúde da mulher, debates sobre o direito de ganhar salário igual ao dos homens, licença maternidade, violência doméstica, aborto...

Bem, voltando ao assunto da greve: Finalmente mais uma informação sobre a manifestação na Paulista. A apresentadora do programa falava para os motoristas evitarem a avenida Paulista, Consolação e imediações, pois ''um protesto de professores deixou o trânsito no centro da cidade parado e caótico, além das ruas terem ficado cheias de lixo''. Acrescentou que o protesto era por aumento de salário. Só? E as leis que colocam o emprego e aposentadoria dos professores em risco, e as avaliações injustas, e as condições de trabalho, e salas de aula lotadas, e os materiais
Fiquei com medo da opinião sobre a greve. Senti um alívio por ela não ter expressado-a. Dos alunos mal elaborados???

Como nunca confio na mídia que serve aos governos e empresários, fui no site do PSTU saber mais detalhes e como a tecnologia tem suas vantagens. Entrei em uma conversa no msn com um colega, professor, que havia chagado há pouco da manifestação.

''Apurei'' os seguintes fatos''.

Segundo a Apeoesp, a assembleia realizada no vão livre do Masp neste dia 19 de março reuniu 60 mil professores.
A paralisação chega a 70% e que o movimento está crescendo. Fato que pôde ser observado naquela tarde.
Mas o governo não reconhece esse número, e insiste que as escolas funcionam normalmente.
Para sustentar essa mentira, a imprensa, que faz campanha aberta de boicote à greve, seguiu os números oficiais da PM e deu “8 mil” na assembleia.

O governo também se preparou. Mandou seu aparato policial, que se organizou antes do inicio da assembleia.
''Cordões policiais se perfilaram nas calçadas das duas vias da avenida, a fim de impedir que os professores ocupassem totalmente as ruas”. Disse Diego, professor de uma escola estadual em São Miguel Paulista.

Mas a correlação de forças era visivelmente a favor dos professores. Ao inicio da assembleia a PM percebeu que não conseguiria manter a via livre e retirou o primeiro cordão de policiais e foi aplaudida pelos professores. Diego disse que não cabia mais o povo na via da Paulista livre para a passeata, os professores começaram a chamar os colegas para a outra via, mas havia uma barreira policia. As pessoas deram a volta e contornaram o cordão, ocupando o outro lado da avenida. Os policiais se retiraram e permaneceram em formação no outro quarteirão.

Mais um obstáculo por parte do governo Serra para impedir a manifestação no dia 19 Mandou parar e revistar os ônibus que vieram do interior, que só foram liberados após ser fotografado.

Também entendi porque apenas 2 canais da TV aberta, de menos rabo preso com o o governo, diga-se de passagem falou sobre a assembleia e passeata dos professores, mesmo que limitada ao informe baseado nos números do governo e aos comentários tendenciosos sobre as reivindicações da categoria: “ O espaço aéreo da região foi fechado para que a imprensa não pudesse fotografar a extensão da manifestação, imagem que poderia desmentir a mentira alardeada pelo governo e repetida por boa parte da mídia, de que o movimento conta com baixa adesão. '' (do site do PSTU)

NOVA MANIFESTAÇÃO

Os professores decidiram manter a greve e marcaram nova assembleia e manifestação para o dia 26 de Março no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. Com faixas e cartazes os professores irão expressar mais uma vez o caos na educação pública e o descaso do governo com a categoria, além dos ataques que a cada ano se tornam mais violentos.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DA GREVE?

Muitos podem dizer que é dos professores, que não querem trabalhar, que fazem greve por nada. Quem querem atrapalhar e prejudicar os alunos.

No meio dos professores a discurso é de que o Serra enquanto governo do estado é o ''culpado'', discurso inclusive da Ariculação(corrente do PT que dirige majoritariamente o sindicato dos professores da rede estadual).

Nós do PSTU e da CONLUTAS, responsabilizamos tanto José Serra, quanto Lula pelos problemas na rede pública de educação. Lula é responsável por priorizar a iniciativa privada, os empresários, o pagamento da dívida externa, o empréstimo de dinheiro público aos banqueiros, cortando assim verbas que deveriam ser destinada à Educação.
Lula também responsável pelo Plano Nacional do Desenvolvimento da Educação, baseado em um conceito educacional onde a avaliação de méritos e o trabalho do professor é totalmente fora de contexto e incentiva a divisão entre os professores. Da mesma forma, da mesma forma e com os mesmos objetivos, José Serra tenta implementar atualmente no estado de SP tais avaliações com seu Plano de Meta, seguindo as diretrizes do governo federal.

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

As exigências da categoria vão além do reajuste salarial que é colocado pela imprensa (quando coloca o assunto em alguma pauta).

FIM DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL (prova de mérito e ''provinha'' para os professores em exercício).

ABERTURA DE PROVAS CLASSIFICATÓRIAS PARA EFETIVAÇÃO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS (quase metade dos professores em atividade).

CONTRA O DESCONTO DE PAGAMENTO NOS DIAS PARALIZADOS.

(Mari - 22/03/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário